segunda-feira, 21 de maio de 2007

china




DADOS PRINCIPAIS

ÁREA: 9.536.499 km²
CAPITAL: Pequim
POPULAÇÃO: 1,3 bilhão (7 vezes maior do que a do Brasil)
MOEDA: iuan
NOME OFICIAL : REPÚBLICA POPULAR DA CHINA ( Zhonghua Renmin Gongheguo ).
NACIONALIDADE: chinesa
DATA NACIONAL: 1º e 2 de outubro (Dia da Pátria).

LOCALIZAÇÃO: leste da Ásia
CIDADES DA CHINA (PRINCIPAIS): Xangai, Pequim (Beijing), Tianjin; Shenyang, Wuhan, Guangzou (Cantão).
Xangai Província mais rica do país, e Guizhou a mais pobre.
COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO: chineses han 92%, grupos étnicos minoritários 7,5% (chuans, manchus, uigures, huis, yis, duias, tibetanos, mongóis, miaos, puyis, dongues, iaos, coreanos, bais, hanis, cazaques, dais, lis), outros 0,5% (dados de 1990).
IDIOMAS: mandarim (94 % das pessoas), dialetos regional (principais: min, vu, cantonês).
RELIGIÃO: budismo é a principal.
ECONOMIA DA CHINA:
Produtos Agrícolas: arroz, batata-doce, trigo, milho, soja, cana-de-açúcar, tabaco, algodão em pluma, batata, juta, legumes e verduras.
Pecuária: eqüinos, bovinos, búfalos, camelos, suínos, ovinos, caprinos, aves.
Mineração: carvão, petróleo, chumbo, minério de ferro, enxofre, zinco, bauxita, asfalto natural, estanho, fosfórico.
Indústria: têxtil (algodão), materiais de construção (cimento), siderúrgica (aço).



HISTÓRIA

A China aparece desde cedo na história das civilizações humanas a organizar-se enquanto nação, demonstrando um pioneirismo notável em áreas como a arte e a ciência ,ultrapassando largamente ,na altura,o resto do mundo.
No século XVII, experimentou um progresso tecnológico acentuado, em relação aos outros povos da Ásia Central.No século XIX, tomou uma postura defensiva em relação ao imperialismo europeu ao mesmo tempo em que estendia o seu domínio sobre a Ásia Central.
No início do século XX, o papel desempenhado pelo Imperador da China desapareceu em 1912, com a proclamação da república por Sun Yat-sem.Há duas regiões que reclamam, formalmente, para si pó nome da China: a República Popular da China o e Governo pré-revolucionaria da República da China, que administra Taiwan e várias pequenas ilhas de Fujian.
Dinastias Chinesas:
Após um período de luta entre os principados, deu-se início ao surgimento das primeiras dinastias chinesas.A primeira delas foi a Sui, que no ano de 580 consegui unificar os reinos, em 618, esta dinastia foi substituída pelas Tang, que teve como ponto marcante a contribuição significativa com o desenvolvimento cultural do povo chinês.
A dinastia Tang, após ter sido derrotada pelos árabes no ano de 751, sendo substituída em 907 pela dinastia Sung, que elevou o crescimento econômico e cultural.Foi durante esta dinastia que a pólvora foi inventada.
Entre os anos de 1211 e 1215,os mongóis invadem a China e dão início ao seu império,que passa a ser dividido em 12 províncias;mas eles dão continuidade ao desenvolvimento alcançado pelo reino anterior.
Em 1368 é derrubada pela resistência interna, e, esta, assume o poder com o nome de dinastia Ming.Durante este período, foi realizada uma política que expandiu o território chinês para a Manchúria, Indochina e Mongólia.Este reinado começa a cair em decorrência da chegada dos europeus, em 1516, e tem seu fim definitivo no ano de 1644, após a invenção manchu.
Não podemos nos esquecer do budismo, que teve forte influência nas manifestações artísticas chinesas como a literatura, a pintura e a escultura, e da Grande Muralha da China, que foi levantada, antes do século III A.C, com o propósito de defender os principados contra as invasões de seus inimigos.Foi reconstruída entre os séculos XV e XVI cruzando o país de leste a oeste.

Consulado da China:
R. Estados Unidos, 1071, Jardim América.
CEP 01427-001 - São Paulo - SP
Tel. (0xx11) 3082-9877 e 3082-9084 (24 horas)
Fax (0xx11) 3062-4396

Embaixada da China
Tel. (061) 346-4436 fax (061) 346-3299, e-mail: embchina@brnet.com.br - Brasília, DF.


CURIOSIDADES:

Pequim (capital da china) possui uma das 20 melhores universidades mundiais.

Fianjim é o maior pólo de tecnologia da China
111 milhões de habitantes da China têm acesso a rede internacional de computadores, a internet.
A china produz:
95% dos MP3
75% dos brinquedos
36% do aço
31% do carvão

Huang Kai Zhao e Wang Yu Jiao, ambos com 9 anos de idade,são campeões do prestigiado concurso nacional de caligrafia,e para manter a liderança,sob pressão,viram madrugadas estudando.

As chinesas têm aderido a uma cirurgia muito peculiar, a de aumento de pálpebras, para deixarem de ter os olhos puxados (marca de orientais).

2 comentários:

Civilizações Antigas - Turma 212 disse...

Este trabalhos foi desenvolvido com ajuda da rede internacional de computadores (internet) mas exigiu muito esforço e dedicação
À todos uma boa leitura e espero que apreciem. :)
Obrigada
Att equipe de coordenação trabalho CHINA
Jaiane dos Santos
Luana Dias
Jezreel Henrique
Luan Eduardo
Miqueli
Raquel
Cleverson
Alexandre

Civilizações Antigas - Turma 212 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.